A óleo-hidráulica pode ser definida como um meio de transmitir energia, através de um líquido confinado sob pressão. O componente de entrada de um circuito hidráulico denomina-se bomba, e o de saída, atuador. A maior parte das bombas incorporam vários elementos de bombeamento tais como pistões, palhetas, parafusos ou engrenagens. Os atuadores, podem ser do tipo linear (cilindro), ou rotativo, no caso de motores hidráulicos.
O circuito hidráulico não é uma fonte de energia. A fonte de energia é o acionador, tal como, o motor que gira a bomba. O leitor poderia perguntar então, porque não esquecer a hidráulica e ligar a parte mecânica diretamente ao acionador principal? A resposta está na versatilidade de um circuito hidráulico, o qual oferece algumas vantagens sobre outros meios de transmissão de energia.
Alguns fatores importantes que influenciam o desempenho de uma unidade hidráulica de força são:
COMPONENTES HIDRÁULICOS
Bombas
A bomba é provavelmente o componente mais importante e menos compreendido no circuito hidráulico. Sua função é a de converter a energia mecânica em energia hidráulica, empurrando o fluido hidráulico no circuito. As bombas são feitas em vários tamanhos e formas, mecânicas e manuais com diversos mecanismos de bombeamento e para diversas aplicações. Todas as bombas, entretanto, são classificadas em uma de duas categorias básicas: Turbobombas (bombas centrífugas ou deslocamento dinâmico) ou bombas volumétricas (deslocamento positivo).
Válvulas
A pressão máxima do circuito hidráulico pode se controlada com o uso de uma válvula limitadora de pressão normalmente fechada. Com a via primária da válvula conectada à pressão do sistema, e a via secundária conectada ao tanque, o carretel no corpo da válvula é acionado por um nível predeterminado de pressão, e neste ponto as vias primária e secundária são conectadas, e o fluxo é desviado para o tanque.
Válvulas de retenção
As válvulas de retenção são aparentemente pequenas quando comparadas aos outros componentes hidráulicos, mas elas são componentes que servem às funções importantes e muito variadas.
Uma válvula de retenção consiste basicamente de corpo da válvula, vias de entrada e saída e de um assento móvel que é preso por uma mola de pressão.
Válvulas de controle de fluxo
A função da válvula controladora de fluxo é a de reduzir a vazão em uma linha do circuito. Ela desempenha a sua função por ser uma restrição maior que a normal do sistema. Para vencer a restrição é necessária uma pressão maior provocando o desvio do fluxo para outra parte do circuito, ou promovendo a abertura da válvula limitadora de pressão deslocando o fluxo para o reservatório. São utilizadas quando se deseja controlar a velocidade em determinados atuadores.
Válvulas direcionais
Em sua grande maioria, os circuitos hidráulicos necessitam de meios para se controlar a direção e o sentido do fluxo de fluido. Através desse controle, podem-se obter movimentos desejados dos atuadores (cilindros, motores e osciladores hidráulicos, etc.), de tal forma que, seja possível se efetuar o trabalho exigido.
O processo mais utilizado para se controlar a direção e sentido do fluxo de fluido em um circuito, é a utilização de válvulas de controle direcional, comumente denominadas apenas de válvulas direcionais. Esses tipos de válvulas podem ser de múltiplas vias que, com o movimento rápido de um só elemento, controla a direção ou sentido de um ou mais fluxos diversos de fluido que vão ter à válvula.
ATUADORES HIDRÁULICOS
Atuadores Lineares
Por se tratar de um atuador, a função básica de um cilindro hidráulico é transformar força, potência ou energia hidráulica em força, potência ou energia mecânica. O cilindro hidráulico é composto de diversas partes. A FIG. 13 define bem os diferentes elementos que, unidos, compõe esse equipamento.
Atuadores Rotativos
A energia hidráulica fornecida para um motor hidráulico é convertida em mecânica sob a forma de torque e rotação. Construtivamente, o motor assemelha-se a uma bomba, excetuando-se, evidentemente, a aplicação que é inversa uma da outra. Existem casos, inclusive, em que o equipamento pode trabalhar ora como bomba, ora como motor hidráulico.
Reservatórios
É uma unidade de armazenagem projetada com volume suficiente para o fluído dos tubos para a drenagem. Da mesma forma, o fluído atuador pode às vezes precisam descarregar no reservatório.
Filtros
Um filtro é tipicamente instalado ao longo da linha do sistema hidráulico. É uma unidade simples, com ou sem seu próprio sistema de bombeamento.
Trocadores de calor e aquecedores
Como parte do sistema de regulação da temperatura do sistema hidráulico. O trocador de calor pode ser tipo radiador (a ar) ou tipo feixe de tubos ou placas (a óleo), e geralmente é instalado no retorno do óleo par o reservatório antes da unidade de filtro ou em sistemas independentes (OFF-LINE) para manter a temperatura do óleo nos parâmetros operacionais. Da mesma forma, um sistema de aquecimento, pode ser usado para elevar a temperatura do quando necessário.
Acumuladores
São containers que podem ser ligados aos atuadores hidráulicos. Eles coletam óleo do mecanismo de bomba e planejam a construção e manutenção de um sistema de pressão de fluído que suplementa o sistema do moto-bomba.
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