O que é uma bomba de engrenagem?

As bombas de engrenagem são utilizadas em muitos sistemas hidráulicos, e por possuir partes móveis, funciona suavemente e opera bem à pressões de até 250 bar. As câmaras de deslocamento são formadas entre a entrada da bomba e a engrenagem rotativa (ou roda de engrenagem, de acordo com o modelo).

Bomba de engrenagem externa

Esse tipo é utilizado nas áreas industrial e móvel (elevadores, por exemplo). Os usos mais comuns são as em bombas de lubrificação para ferramentas mecânicas, unidades de transferência de fluído e bombas de óleo em motor. Suas características principais são:

– Baixo peso;

– Opera em altas pressões;

– Grande variedade de velocidades;

– Grande variedade de temperaturas e viscosidades (flexibilidade);

– Baixo custo.

Em uma bomba de engrenagem externa, apenas uma das engrenagens rotativas é conectada ao condutor. A outra está na direção oposta para que os dentes da engrenagem se interliguem. Com o uso de um bloco de apoio, as engrenagens são posicionadas de tal maneira que se conectam com o mínimo de espaço livre. O volume é então criado entre os dentes, encaixando paredes e superfícies entre os blocos.

Capacidades específicas:

– Volume de deslocamento: 0.2 a 200 cc;

– Pressão máxima: até 250 bar (dependendo do tamanho);

– Variedade de velocidade: de 500 a 6000 rpm.

Bomba de engrenagem interna

Este tipo são primariamente utilizados em hidráulicas não móveis (maquinário para plástico, ferramentas mecânicas, prensas, etc.) e em veículos que operam em espaço limitado (empilhadeiras elétricas, etc.). A bomba de engrenagem interna é excepcionalmente versátil e também capaz de lidar com fluídos densos.

Características principais:

– Pulsação de fluxo baixa;

– Baixo barulho de operação;

– Alta eficiência.

Em uma dessas, a engrenagem é conectada ao condutor. Quando ambos rodam, o volume é criado entre a engrenagem, encaixando paredes e peças de preenchimento. O espaço entre a engrenagem aumenta relativamente e lentamente sobre um ângulo de cerca de 120º. Isso faz com que a operação seja quieta e mantenha fluxo constante.

Características principais:

– Volume de deslocamento: 0.5 a 500 cc;

– Pressão máxima: até 300 bar (dependendo do tamanho);

– Variedade de velocidade: de 500 a 3000 rpm (dependendo do tamanho).

Bomba de engrenagem em anel

Esta é primariamente utilizada como um sistema de lubrificação de pressão para máquinas e motores de combustão. Além disso, também podem ser utilizadas em sistemas hidráulicos de condução de energia.

Este tipo é geralmente associado ao de alta pressão. Os rotores da engrenagem em anel podem ser diretamente construídos no encaixe da bomba de alta pressão, o que faz com que seja possível construir unidades extremamente compactas. Pequenas bombas duplas são normalmente utilizadas para um avanço rápido em prensas largas e equipamento de tensão.

Os rotores possuem um dente a menos que o estator anterior, e o movimento planetário do rotor resulta em compressão e descompressão das câmaras de deslocamento com o encaixe.

Bomba de parafuso

Similares às bombas de engrenagem interna, as bombas de parafuso possuem um nível de barulho muito baixo quando em operação.

Entretanto, ela também são utilizadas em sistemas hidráulicos para locais como teatros e casas de ópera.

O volume de deslocamento da bomba de parafuso é o maior dentre todas as bombas de engrenagem. Elas contém 2 ou 3 engrenagens helicoidais com encaixe, e portanto, são conhecidas também como bombas de engrenagem helicoidais.

Capacidades específicas:

– Volume de deslocamento: 15 a 3500 cc;

– Pressão máxima: até 200 bar (dependendo do tamanho);

– Variedade de velocidade: de 500 a 3500 rpm (dependendo do tamanho).

A engrenagem helicoidal que é conectada ao condutor possui uma rosca no sentido horário, assim, o movimento rotatório é transmitido além das engrenagens helicoidais, que possuem contadores de rosca em sentido horário. A câmara de deslocamento é formada entre os segmentos e encaixe da bomba.

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