O que é uma bomba de palhetas?

As bombas de palheta são aquelas utilizadas em máquinas de fundição, moldagem por injeção na indústria e maquinário para a construção de estradas.

Estas bombas operam em uma pulsação leve e constante, e por isso produzem menos barulho em uma velocidade relativamente alta.

Características principais:

– Fluxo baixo de pulsação;

– Níveis baixos de barulho;

– Grande variedade de velocidades;

– Grande variedade de viscosidades.

A pressão operacional deste tipo de bomba geralmente não excede 175 bar. Entretanto, em bombas de design especial, a pressão operacional pode ir de 200 até 300 bar. Elas estão disponíveis em versões com uma ou duas câmaras de palhetas.

Ambos os tipos usam os mesmos dispositivos: rotor e ventoinha. A palheta pode ser movida radialmente com o rotor, e a força centrífuga do rotor a empurra para seu encaixe. A diferença entre estes dois tipos é a forma do anel de lançamento que limita o movimento das palhetas.

Parâmetros comuns:

– Volume de deslocamento: 6 a 640 cc;

– Pressão máxima: até 200 bar;

– Variedade de velocidade: de 500 a 3000 rpm.

Bomba hidráulica de palheta de uma câmara

Neste tipo, o movimento de lançamento das palhetas é limitado pelo anel com uma superfície interna circular. A posição deste anel de lançamento é central em relação ao rotor, resultando em uma mudança de volume no deslocamento das câmaras. O deslocamento é criado pelo rotor, duas palhetas, a superfície externa do anel e os discos de controle em um lado.

A pressão do sistema está apenas em um dos lados do rotor, e isto causa um carregamento significativo nos rolamentos. Para diminuir este carregamento, as forças atuantes no rotor devem ser balanceadas. Este é o motivo do porque as bombas hidráulicas de palheta de duas câmaras foram projetadas.

Bomba hidráulica de palheta de duas câmaras

Para as bombas hidráulicas de palheta de duas câmaras, o processo de preenchimento das câmaras (sucção) e esvaziamento tem o mesmo princípio das de uma câmara. Neste caso, entretanto, o anel de lançamento possui uma dupla superfície interna excêntrica, sendo assim, o rotor pode ser colocado no eixo do estator por causa dessas superfícies.

Esta configuração faz com que cada palheta carregue dois lançamentos por rotação de eixo. Todos os carregamentos em radial do rotor são neutralizados (duas portas de pressão nos lados opostos). O resultado final é que as duas bombas foram construídas juntas como uma só e devido ao motor excêntrico duplo do estator, dois processos de deslocamento ocorrem por rotação.

Bomba de palheta de deslocamento variável

Apenas bomba hidráulica de palheta de uma câmara está disponível com um tipo de variação no deslocamento de volume. Movendo o estator (anel de lançamento) com um ajuste de parafuso, é possível adaptar o tamanho das câmaras de deslocamento. Quando o eixo do rotor é posicionado no centro do anel de lançamento, todas as câmaras formadas possuem tamanho igual e a saída de fluxo da bomba é nula.

Três dispositivos de posicionamento podem ser utilizados:

Parafuso de ajustamento horizontal para o volume de lançamento: o volume de deslocamento é diretamente determinado pela distância entre o anel de lançamento e a bomba do rotor.

Parafuso de ajustamento de altura: este muda a posição vertical do anel de lançamento, que diretamente afeta a resposta dinâmica da bomba e barulho.

Parafuso de montagem para operação de máxima pressão: ajusta a quantidade de energia de pré-tensionamento e determina a pressão máxima de operação.

O fluxo de saída da bomba pode ser controlado e ajustado mecanicamente (diretamente com um parafuso de ajuste de bomba). Também é possível controlá-lo de outras formas, como por exemplo uma combinação de controles elétricos e hidráulicos.

A Global HP possui os melhores equipamentos hidráulicos do mercado, fixas ou variáveis, de baixo ruído e variáveis excelentes de viscosidade e velocidades. Entre em contato e saiba mais!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *