O bloco manifold é um componente central de muitos sistemas hidráulicos, que permite aos operadores interligar componentes em um circuito hidráulico como bombas, atuadores e válvulas. Em suma, ele funciona como o cabo elétrico dentro de um quadro de distribuição de um circuito elétrico, permitindo ao operador interligar componentes.
Um manifold é um bloco que possibilita a fixação e consequentemente a interligação de válvulas hidráulicas de um circuito, todas conectadas de forma a permitir o funcionamento do sistema hidráulico; proporcionando ao operador uma máquina mais ágil e versátil e principalmente com o mínimo de vazamentos possíveis.
Tipos de Bloco Manifold
Existem dois tipos distintos de bloco manifold hidráulico, o monobloco e blocos modulares. Um projeto monobloco é um coletor hidráulico que é usinado a partir de uma única peça de aço, alumínio ou ferro dúctil para fixação de válvulas que são interligadas por uma sequência lógica para obtenção de trabalho.
A usinagem e a furação de um monobloco precisam ser feitas com cuidado para alcançar o resultado desejado sem rachar ou danificar o bloco, o que pode gerar ações não sequenciadas devido a vazamento interno entre linhas do bloco. Uma vez que o manifold foi usinado, o mesmo deve passar por uma rigorosa avaliação de qualidade para garantir o devido dimensional de projeto.
Uma vez feita, a configuração de um coletor hidráulico monobloco não pode ser alterada. No entanto, por outro lado, alterar as configurações é a principal vantagem de um bloco manifold modular, que é geralmente formado por componentes menores que são fáceis de adicionar ou remover de um sistema.
Uma variedade de válvulas podem ser adicionadas ou removidas do sistema para alcançar o resultado desejado, tornando esses sistemas muito mais adaptáveis do que um projeto monobloco. Componentes de bloco manifold modular também podem ser adicionados à parte externa de um manifold monobloco, fornecendo alguma capacidade de personalizar sua função.
Blocos Manifold especiais
São blocos que podem ser construídos com o mesmo material dos manifolds padrões, mas nesse caso oferecem combinações de montagens pré-definidas por um projeto específico e maquinário ideal.
Com esse tipo de bloco é possível criar inúmeras possibilidades para o usuário do sistema e flexibilizar a manutenção da máquina. Ao projetar e especificar um manifold, o projetista do sistema deve trabalhar com o fabricante do manifold.
Etapas da produção de um bloco manifold especial
O design do bloco hidráulico vai de encontro principalmente com a necessidade de aplicação. De acordo com diferentes condições e requisitos, a sua fabricação segue as seguintes etapas: seleção do material a ser utilizado, usinagem e tratamento térmico, rebarbas e limpeza.
O processamento do bloco e seu material precisa garantir a estrutura interna, para propiciar o mais perfeito fluxo laminar possível do fluido ao equipamento, sem falhas na vazão aplicada.
Por fim, de acordo com os requisitos de projeto do bloco manifold hidráulico é feito um processo de teste de pressão hidráulica, o que chamamos de teste hidrostático, em que as juntas e vedações não devem ter vazamento e garantir o fluxo e pressão pré-estabelecidas em projeto para o maquinário em que o bloco será implantado.