A automação industrial é o ato de aplicar tecnologia inteligente aos processos industriais para substituir tarefas manuais, mudanças repetitivas por fluxos de trabalho altamente eficientes e automatizados. Com automação e controle industrial, as empresas podem trabalhar de forma mais rápida e inteligente, reduzindo os custos operacionais e reduzindo o desperdício.
Sem a automação do processo, os operadores do processo precisam monitorar fisicamente e manualmente os valores de desempenho e a qualidade da saída para determinar as melhores configurações para operar o equipamento de produção.
A história da automação industrial começou com simples esteiras transportadoras puxando peças por uma linha de montagem. As máquinas realizavam tarefas básicas e trabalhos que reduziam o trabalho manual.
Hoje, a automação industrial é uma ampla gama de máquinas, atuadores, sensores, processadores e redes que trabalham para conectar um ambiente industrial. De PLCs, AI, Machine Learning e dispositivos IIoT.
A automação industrial moderna está se concentrando na melhor maneira de alavancar a tecnologia até a migração efetiva e completa para a tão esperada indústria 4.0.
Como funciona a automação industrial.
Os sistemas de automação industrial utilizam sensores, dispositivos de controle automático, tecnologia computacional e engenharia de software para simplificar e gerenciar essas tarefas. Os dados são coletados por meio de milhares de sensores em diferentes locais da instalação, as informações são armazenadas e analisadas em um sistema de controle centralizado.
O programa do controlador usa medições para mostrar não apenas como a planta está funcionando, mas também para simular diferentes modos de operação e encontrar a estratégia ideal para o processo de produção.
Ele pode prever tendências, ajudando a acelerar o tempo de resposta às mudanças nas condições de acordo com as informações constantemente insertada em suas entradas.
A automação industrial melhora o desempenho geral aumentando a padronização, a velocidade e a aderência às especificações do projeto. Também reduz os custos operacionais diários e o risco de erro humano.
Tipos de Sistemas de Automação Industrial
Desde uma esteira rolante até sistemas avançados de comunicação em rede industrial, é importante entender os tipos de automação industrial para identificar onde cada tecnologia encontrará o maior benefício. Nem todas as soluções ou tendências se adéquam à sua aplicação ou objetivos.
Automação Fixa
A automação fixa geralmente tem uma tarefa definida, fluxo de trabalho contínuo, produção de grande volume e uma alta barreira de entrada. Também chamada de automação rígida, esse tipo de automação industrial raramente sofre alterações.
A despesa e o tempo associados a um novo produto ou mudanças na produção são altos. Para volumes menores ou ciclos de vida de produtos mais curtos, a automação industrial programável trará maiores benefícios.
Automação programável
Frequentemente associada à produção em lote, a automação programável funciona bem para fazer várias dezenas de milhares de unidades. O menor volume de produção resulta em mais trocas que são consideradas ao determinar os tamanhos dos lotes e os prazos de entrega.
No entanto, muitas empresas estão preocupadas em melhorar os tempos de atividade e aumentar a produção. Esses objetivos estão levando a uma automação mais flexível.
Automação Flexível
A automação flexível geralmente envolve controles eletromecânicos precisos, as trocas podem ser realizadas automaticamente reduzindo os tempos de inatividade. Isso funciona bem para a produção em lote, mas permite uma produção mais sob demanda e maior personalização.
Automação Integrada
A integração de dispositivos e máquinas em um único sistema de controle conecta os pontos entre processos, linhas de produção e muito mais. A automação integrada é uma abordagem mais holística para a fabricação.
À medida que a automação migra para a quarta indústria, máquinas e linhas de produção independentes podem se comunicar em uma rede para se tornarem cada vez mais flexíveis e avançar para a fabricação sob demanda e maior personalização.
Os benefícios da automação industrial
Existem várias vantagens da automação industrial com fabricantes e operações industriais que podem ser aproveitadas para aumentar a eficiência operacional. O monitoramento fornece dados para garantir que as novas soluções automatizadas atinjam as metas. Os dados de todos os ativos renderão os maiores benefícios.
Confira alguns dos benefícios principais da automação industrial:
Melhorar a segurança do trabalhador
Para começar, a automação industrial remove os trabalhadores de tarefas chatas, perigosas e sujas, garantindo a saúde e segurança dos colaboradores.
A automação industrial pode reduzir lesões associadas a movimentos repetitivos e levantamento de objetos para criar um ambiente de trabalho mais seguro. Esse benefício inicial pode melhorar o dia a dia do trabalhador e, ao mesmo tempo, liberá-lo para tarefas mais complexas.
Aumentar a produtividade
Tempo de inatividade, problemas de desempenho e gargalos diminuem a produção. Usando monitoramento e dispositivos automatizados que se comunicam em uma única plataforma, esses problemas podem ser encontrados e mitigados antes que a produção diminua.
Problemas de tempo de inatividade e desempenho podem ser reduzidos ou eliminados por meio de dados que oferecem manutenção preditiva. As informações em tempo real são capazes de encontrar as causas-raiz dos problemas, regular o estoque e monitorar as velocidades de produção para que os ajustes possam ocorrer antes que ocorram gargalos.
Maior qualidade
Os dispositivos de automação conectados oferecem maior repetibilidade, maior fidelidade, coleta de dados de praticamente qualquer lugar em uma linha de produção e enviam notificações para qualquer pessoa com acesso.
A detecção precoce de mudanças na qualidade pode melhorar a produção, reduzir o desperdício, reduzir o retrabalho e aumentar o lucro.
Além disso, os dispositivos de automação capazes de verificar e validar a qualidade podem melhorar a transparência e garantir que as peças produzidas atendam aos requisitos do cliente antes de saírem do chão de fábrica.
Melhor tomada de decisão
À medida que mais dispositivos são conectados e controlados com ferramentas de automação industrial, os gerentes poderão gerar modelos mais precisos para encontrar novos fluxos de receita e fornecer melhores estimativas para construir relacionamentos mais fortes com as partes interessadas.
A tecnologia de automação industrial pode aumentar a capacidade de monitorar e controlar vários locais remotamente para uma solução holística que pode simplificar o gerenciamento da cadeia de suprimentos, rastrear ativos em campo e fornecer dados para tomar decisões mais informadas.
Sobre a Global HP
A GLOBAL HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA é uma empresa certificada ISO 9001:2015 em todos seus produtos e serviços e tem como foco a qualidade nas soluções em sistemas óleo hidráulicos industriais.
Contando com uma área de mais de 2.000 m² e com profissionais com mais de 30 anos de experiência, a GLOBAL vem investindo na melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento de novas tecnologias e na constante qualificação de sua equipe, buscando ampliar sua presença no mercado nacional e internacional.
Confira nosso artigo sobre; Soluções Inteligentes para a industria 4.0