Em um sistema hidráulico, tudo precisa estar de acordo com a normalidade, a qualidade do óleo, a pressão, a vazão e a temperatura do sistema, precisam estar adequadas para o bom funcionamento do maquinário.

A primeira grandeza a ser falada é a vazão que a medição vai depender do fluxo que atravessa os componentes do sistema hidráulico, nada mais é que a medida do volume de um líquido que passa por um ponto fixo em uma unidade de tempo. Para a maioria das aplicações hidráulicas, o fluxo é medido em litros por minuto (lpm).

Ter ideia da vazão em um sistema hidráulico é muito importante, existem formas mais antigas de se fazer isso, para medir a vazão era necessário cronometrar quanto tempo levava para encher um recipiente com o fluido. Porém, além de ser uma prática bastante perigosa, a solução não é prática, uma vez que o óleo fica fora de circulação, exposto à contaminação e não mais no sistema hidráulico.

Antes de comprar um instrumento de medição tenha sempre a ajuda de um profissional que conheça as melhores opções do mercado e que possa lhe ajudar de acordo com suas necessidades. Por exemplo, ao pesquisar um medidor de vazão para uso em uma aplicação hidráulica específica, é preciso saber das propriedades do fluido, condições de operação, necessidade da precisão da medição, efeito da medição e orçamento.

Para algumas aplicações, a medição de fluxo é necessária para monitorar tendências, em outras ocasiões, a medição de vazão é necessária para comparar o desempenho com outros sistemas ou com as especificações do fabricante.

A precisão é normalmente descrita pelo fabricante do medidor de vazão como um valor percentual para indicar a faixa de erro aceitável, isso deve ser rastreável e ser baseado em quando o medidor de vazão foi calibrado pela última vez e executado nas condições estabelecidas pelo fabricante.

O efeito que a medição vai causar sobre sua operação talvez seja o momento mais importante, podendo ser medido pela perda de energia devido à presença do medidor, mais conhecida como queda de pressão (∆P) no dispositivo, é preciso estar atento a isso e mais uma vez a presença do profissional se mostra necessária.

Rotâmetro


Os rotâmetros são instrumentos utilizados para medição de vazão de óleo, úteis na
verificação da eficiência volumétrica de bombas hidráulicas, assim como, também, na
detecção de vazamentos internos no circuito.

Dos diversos tipos construtivos de rotâmetros disponíveis no mercado, o mais comum
possui uma carcaça com uma conexão de entrada e outra de saída de óleo, um visor
acrílico, um anel indicador de posição e um mostrador com duas escalas de vazão
(lpm e gpm).

Tipos de instrumento para medição de vazão

Medidor de vazão de orifício variável

Esses medidores normalmente têm uma precisão relativamente baixa em sua escala total.

Medidores de fluxo do tipo engrenagem

Estes são medidores de fluxo que se parecem com um motor de engrenagem, nele, o fluido passa pelo lado de fora de um par de engrenagens entrelaçadas, girando as engrenagens em seus eixos, então um transdutor montado acima de uma das engrenagens gera um pulso cada vez que um dente da engrenagem passa por baixo dele. Às vezes, dois transdutores são usados ​​para medir a direção e melhorar a resolução.

Medidor de fluxo tipo turbina

Em um medidor de fluxo do tipo turbina, um rotor de turbina é montado em um eixo entre dois conjuntos de endireitadores de fluxo. O fluido passa pelo medidor de fluxo e gira a lâmina da turbina.

Medidores de engrenagem oval

Os medidores de engrenagem oval são semelhantes aos medidores de engrenagem convencionais, mas usam duas engrenagens elípticas que giram juntas a 90º uma da outra dentro de uma caixa, onde o fluido é varrido ao redor da câmara pelas engrenagens, e a frequência de rotação está diretamente relacionada ao volume de fluido através do medidor.

Sobre a Global

Contando com uma área de mais de 2.000 m² e com profissionais com mais de 30 anos de experiência, a GLOBAL vem investindo na melhoria dos processos produtivos, no desenvolvimento de novas tecnologias e na constante qualificação de sua equipe, buscando ampliar sua presença no mercado nacional e internacional.

A GLOBAL HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA é uma empresa certificada ISO 9001:2015 em todos seus produtos e serviços e tem como foco a qualidade nas soluções em sistemas óleo hidráulicos industriais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *