Em um sistema hidráulico, o óleo é o principal elemento, pois é ele que faz a transmissão de força e realiza o movimento de muitos equipamentos. No geral, a maioria dos danos e falhas nos componentes do circuito hidráulico são causados pela contaminação do fluido e do excesso de partículas que atrapalham o desempenho do equipamento.
Hoje a Industria conta com muitos componentes de filtragem que utilizam tecnologia de ponta para evitar muitos danos. A aplicação correta dos filtros em um Sistema Hidráulico é fundamental para prolongar a vida útil dos componentes, junto com a manutenção preditiva e troca dos Elementos Filtrantes previnem danos aos componentes e possíveis paradas indesejáveis na linha de produção.
O óleo hidráulico do circuito pode ser contaminado por diferentes fontes. Resíduos de solda, areia de fundição, partículas de tintas, corrosão química, desgaste metálico, substâncias não solúveis devido às trocas de óleos, além de ser muito comum a contaminação externa, que surgem através da ventilação do sistema, da movimentação dos pistões, vedações e também, as sujeiras já existentes no óleo adicionado. Uma forma de realizar a filtragem do fluido do Sistema Hidráulico de maneira precisa, é realizar antes um diagnóstico do óleo hidráulico, e nesse processo é utilizado um Controlador de Partículas Portátil para óleo hidráulico.
Como um Contador de Partículas Portátil funciona?
O Contador de Partículas de óleo hidráulico foi desenvolvido para diagnosticar os contaminantes de Sistemas Hidráulicos, e para que seja manuseado é necessário que seu operador tenha conhecimentos técnicos e específicos sobre o equipamento.
Esse equipamento garante o monitoramento da qualidade do fluido, através de um controlador digital microprocessado de alta tecnologia, sensores que realizam a contagem das partículas com extrema precisão, chegando a níveis dimensionais de 4 µm, ou seja, tudo aquilo que os olhos não conseguem enxergar. Painéis digitais que informam o tamanho e a quantidade dessas partículas, sensores capazes de constatar a temperatura e a viscosidade do fluido.
O Controlar de Partículas Portátil segue algumas normas técnicas de segurança, que são: ISO4406:99, ISO 4406:87, NAS 1638.
Em Sistemas Hidráulicos Industriais esses equipamentos são capazes de reduzir em até 80% das falhas causadas pela contaminação do óleo. São projetados de forma que facilitam a utilização em campo, que torna o Contador de Partículas Portátil prático e um excelente investimento, pois é possível realizar as analises necessárias em diversos setores que utilizam sistemas hidráulicos.
A Global Hidráulica e Pneumática é uma empresa certificada que comercializa Contadores de Partículas e conta com uma equipe altamente capacitada e pronta para apresentar as melhores Soluções para Sistemas Óleo Hidráulicos. Entre em contato com a nossa engenharia e tire todas suas dúvidas.
Quer entender um pouco mais sobre Filtros e Elementos Filtrantes? Leia esse artigo.