Servoválvulas e Válvulas Servo-Proporcionais são válvulas eletro-hidráulicas de ação precisa que transformam um sinal de entrada analógico ou digital variável em uma saída hidráulica contínua e exata. Saiba como isso impacta na indústria 4.0
O termo servoválvula descreve um projeto de válvula com motor de torque e feedback, caracterizado por bordas de acionamento e medição de alta precisão com níveis que chegam até a milésimos de milímetro de exatidão. O termo servo-proporcional descreve válvulas com um design caracterizado pela constituição de um servopiloto e uma proporcional na válvula base destinada a aplicações robustas de elevado grau de precisão e repetibilidade.
Um pouco de passado, presente e futuro da Indústria 4.0.
A moderna tecnologia de controle hidráulico começou após a Primeira Guerra Mundial, as válvulas hidráulicas são componentes críticos em muitos sistemas hidráulicos onde a vazão e a pressão aos atuadores precisam ser rigorosamente controladas.
Com o desenvolvimento de materiais, avanço tecnológico eletrônico e tecnologia computacional, mais potência foi injetada em válvulas de controle eletro-hidráulicas junto com novas demandas.
As válvulas hidráulicas estão sendo desenvolvidas para se adaptar ao mundo e ao mercado em constante evolução, se tornando cada vez mais versátil e potente. Todo esse processo de desenvolvimento envolve a indústria 4.0.
A Indústria 4.0 está revolucionando a forma como as empresas fabricam, melhoram e distribuem seus produtos. Os fabricantes estão integrando novas tecnologias, incluindo Internet das Coisas (IoT), computação e análise em nuvem, IA e aprendizado de máquina em suas instalações de produção e em todas as suas operações.
Essas fábricas inteligentes são equipadas com sensores avançados, software incorporado e robótica que coletam e analisam dados e permitem uma melhor tomada de decisão. Um valor ainda maior é criado quando os dados das operações de produção são combinados com dados operacionais do ERP, cadeia de suprimentos, atendimento ao cliente e outros sistemas corporativos para criar níveis totalmente novos de visibilidade e percepção de informações anteriormente isoladas.
As tecnologias digitais levam a uma maior automação, manutenção preditiva, auto-otimização de melhorias de processos e, acima de tudo, um novo nível de eficiência e capacidade de resposta aos clientes que antes não era possível.
Só com esse cenário inteiro já dá para entender a importância de dispositivos e componentes modernos auxiliando na produção destas indústrias.
Soluções inteligentes através do uso de componentes.
A Indústria 4.0 nasce a partir de um projeto com estratégia de alta tecnologia, que promove a informatização da manufatura. Como os princípios da Indústria 4.0 foram aplicados por muitas empresas, as válvulas de controle eletro-hidráulicas também precisam alcançar os recursos da Indústria 4.0.
As tecnologias digitais podem tornar as válvulas hidráulicas acessíveis ao sistema embarcado e são vinculadas a computadores ou terminais móveis. Com a integração de controladores digitais e outros hardwares como vários transdutores, as funções da válvula podem ser personalizadas e extensíveis, além do monitoramento remoto online em em rede por diversos protocolos de comunicação.
Para sistemas hidráulicos, a válvula de controle eletro-hidráulica é um componente de conversão de sinal e amplificação de potência a qual atinge uma velocidade de resposta extremamente rápida. Em 1946 uma servoválvula de controle eletro-hidráulico de dois estágios foi desenvolvida, cujo estágio piloto da servoválvula consistia em uma válvula de carretel acionada por eletroímã.
O motor de torque inventado na década de 1950 melhorou significativamente a tecnologia de servoválvulas, por isso, desde então, fabricantes de componentes hidráulicos introduziram válvulas de bico de aba simples, válvulas de bico de aba dupla, servoválvulas de tubo de jato e outros produtos.
Como resultado, servoválvulas eletro-hidráulicas são usadas em aplicações aeroespaciais, de defesa militar, indústria, automação e uma ampla variedade de outros campos. Assim, no final da década de 1960, foram desenvolvidas válvulas proporcionais eletro-hidráulicas com eletroímãs proporcionais como conversores eletromecânicos, que são mais robustas.
O que esperar da Indústria 4.0.
As válvulas de controle eletro-hidráulicas experimentaram um desenvolvimento de longa data de uma estrutura mecânica pura para a integração hidráulica mecatrônica. Além disso, as válvulas de controle eletro-hidráulicas estão sendo integradas à tecnologia digital e a uma variedade de tecnologias de comunicação.
Confira também o conceito de servo válvulas proporcionais hidráulicas