Um trocador de calor é um dispositivo que transfere calor de um fluido para outro. Existem muitos nomes diferentes para trocadores de calor devido às suas variadas aplicações. Ao considerar o que você deseja de um trocador de calor, você deve pensar em qual meio deseja aquecer ou resfriar e para que o está usando.
É importante ressaltar que as características construtivas do óleo como a viscosidade, por exemplo, são garantidas até determinada temperatura de operação e que quando não é possível manter esta temperatura com a troca apenas dos elementos presentes no sistema hidráulico como o reservatório e tubulações, a presença de um trocador de calor é indispensável.
Sempre teremos trocadores de calor uns mais eficientes do que outros mas, é importante alertar que os valores de investimentos também são distintos, por isto a necessidade de procurar sempre um profissional capacitado para verificar e dimensionar o melhor trocador para a sua aplicação é o melhor caminho.
Tipos de trocadores de calor
Com base nas características de projeto indicadas acima, existem variantes de trocadores de calor disponíveis no mercado industrial que assumem dois tipos destintos no meio de transferência de calor, resfriador a base de água ou a base de ar. Algumas das variantes mais comuns empregadas em toda a hidráulica industrial inclui:
- Trocadores de calor, casco e tubo
- Trocadores de calor de tubo duplo
- Trocadores de calor de placas
- Trocadores de calor do tipo radiador
Trocadores de calor casco e tubo são construídos de uma série de tubos paralelos (ou seja, feixe de tubos) dentro de um vaso de pressão cilíndrico selado (ou seja, casco). O projeto desses dispositivos é tal que um fluido flui através do tubo menor, e o outro fluido flui em torno de suas partes externas e entre elas dentro do invólucro vedado.
Outras características de projeto disponíveis para este tipo de trocador de calor incluem tubos aletados, transferência de calor monofásica ou bifásica, fluxo em contracorrente, fluxo concomitante ou arranjos de fluxo cruzado e configurações de passagem única, duas ou múltiplas.
Para os projetos de tubo duplo, a transferência de calor se assemelha muito ao projeto de trocadores de calor de casco tubo mas incluem característica do tipo de contato que se torna recuperativo. O meio de transferência é indireto e, como mencionado anteriormente, os fluidos permanecem separados e fluem através de seus próprios canais ao longo do processo de transferência de calor.
Trocadores de calor de placas
Os trocadores de calor de placas são construídos com várias placas finas e corrugadas agrupadas. Cada par de placas cria um canal através do qual um fluido pode fluir, e os pares são empilhados e presos – por meio de parafusos, brasagem e soldagem, de modo que uma segunda passagem é criada entre os pares através da qual o outro fluido pode fluir.
Trocador de calor ar-óleo ou Radiador
Os resfriadores a ar ou radiadores são utilizados em sistemas hidráulicos de pequeno porte ou onde não há água disponível. Trata-se de uma carcaça provida de uma serpentina aletada, uma conexão de entrada e outra de saída de óleo, e um ventilador que garante fluxo de ar entre as serpentinas para aumentar a troca de calor do óleo aquecido com o ambiente externo.
Outras variantes de trocador de calor
Os trocadores de calor são empregados em uma variedade de aplicações em uma ampla gama de indústrias. Consequentemente, existem várias variantes de trocadores de calor disponíveis, cada uma adequada para os requisitos e especificações de uma determinada aplicação.