As válvulas são componentes muito importantes para todo o sistema hidráulico. Podem controlar a pressão, a direção e o volume de um fluido dentro do sistema hidráulico, além de garantir que o sistema esteja seguro e funcionando de acordo com o que foi planejado. No caso das válvulas controladoras de pressão, as funções são bem claras, principalmente em sistemas hidráulicos industriais.
Para seu funcionamento, a válvula controladora de pressão precisa de três componentes: corpo, atuador e castelo. Entretanto, dependendo de como será aplicada, ela pode contar com a ajuda de acessórios opcionais para melhorar seu desempenho.
Para que servem as válvulas controladoras de pressão
Dentro de um sistema hidráulico, as válvulas controladoras de pressão podem exercer inúmeras funções. A principal delas é ser o dispositivo que controla a pressão máxima de um sistema, garantindo que ele seja limitado ao que foi programado. Porém, esse tipo de válvula vai além e também pode regular a pressão em determinados pontos do sistema, ter controle de operações feitas em sequência e também ajudar a balancear as forças mecânicas que vêm de fora do sistema.
Como classificar as válvulas controladoras de pressão
Por serem utilizadas em diferentes pontos do sistema, podem se classificar pelo tipo de conexão que fazem com os demais componentes, pelo seu tamanho e por onde irá operar. Para ter seu funcionamento garantido, ela precisa de um balanço entre a pressão do sistema e a força de sua mola. Por isso, ela pode atuar em diferentes pontos do sistema e com diferentes formas de atuação, variando o seu próprio limite de abertura entre totalmente fechada e totalmente aberta.
Entendeu como usar as válvulas controladoras de pressão em seu sistema e por que elas precisam estar nele? Agora é hora de contar com o time da Global para garantir que você tenha os equipamentos adequados para o que precisa. Nosso time está à disposição para ajudar você a encontrar a sua solução ideal, e também para ser a sua escolha em qualquer situação!